Reportar Erro
Gean Carlo Seno/Fundação Itaú

Avenida Paulista ganha novo espaço de convivência e amplia a oferta de lazer

Iniciativa faz parte de um Acordo de Cooperação entre Fundação Itaú/Itaú Cultural, SESC SP e a prefeitura de São Paulo

A região da Avenida Paulista acaba de ganhar o 'Bulevar do Rádio', uma nova área de convivência, lazer e cultura priorizando o pedestre. Localizado no trecho da rua Leôncio de Carvalho, entre a Alameda Santos e a Avenida Paulista, o espaço foi totalmente requalificado e recebeu um novo calçadão, paisagismo, nova iluminação e terá atividades culturais gratuitas à população.

No espaço, as guias e sarjetas foram suprimidas e receberam uma nova pavimentação, com piso no mesmo padrão ao utilizado na Avenida Paulista. Ruas e calçadas foram niveladas, criando um ambiente urbano gentil e totalmente voltado ao pedestre. Com essas intervenções, as vias do bulevar dão segurança e acessibilidade, estimulando a caminhabilidade e conexão entre os pedestres. O acesso de veículos para os edifícios da Rua Leôncio de Carvalho será feito pela Alameda Santos.

O Bulevar do Rádio receberá atividades culturais gratuitas voltadas à população. A programação pode ser acompanhada através do site do Itaú Cultural. “O Bulevar do Rádio ressignifica o espaço urbano como este lugar de acolhimento, sempre respeitando a sua característica natural como espaço público”, diz Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.

A iniciativa é resultado de um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de São Paulo, a Fundação Itaú/Itaú Cultural e o SESC SP, que custearam as obras. O SESC SP e a Fundação Itaú/Itaú Cultural ficarão, ainda, responsáveis pela manutenção e zeladoria do espaço por cinco anos, que podem ser prorrogados por igual período.

Por que Bulevar do Rádio?
O projeto de revitalização foi denominado 'Bulevar do Rádio' em homenagem aos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil, comemorados em 2022. A escolha também considerou o fato de a região da Avenida Paulista concentrar grande número de emissoras de rádio.