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Camila Almeida/Fundação Itaú
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88% dos estudantes gostariam que houvesse mais atividades culturais nas escolas

Levantamento do Observatório Fundação Itaú e Equidade.Info traz dados inéditos sobre a importância das escolas para a democratização de práticas culturais

O estudo “Arte e Cultura nas Escolas” revela que, apesar da falta de recursos específicos limitar um crescimento maior, há um interesse nas escolas em direção à inclusão dessas atividades. Além disso, a pesquisa demonstra que a percepção geral é de que atividades dessa natureza estimulam a frequência e melhoram o desempenho escolar dos alunos.

Realizada em parceria entre o Observatório Fundação Itaú e Equidade.Info, a pesquisa investigou a percepção de professores, alunos e gestores sobre as atividades culturais em escolas públicas e privadas e seus impactos no ensino fundamental e médio.

O estudo demonstra que 85% dos estudantes participaram ou assistiram a pelo menos uma atividade artística ou cultural com a sua escola no último ano. Adicionalmente, apenas 46% dos alunos praticam atividades artísticas ou culturais no tempo livre fora da escola, como tocar um instrumento musical, participar de grupos de teatro, desenhar ou fazer cursos de teatro, dança ou música.

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Alunos e equipe escolar apontam o impacto positivo das atividades culturais no desempenho (imagem: Equidade.Info/Fundação Itaú )

Além disso, as atividades artísticas impactam positivamente a vontade de frequentar as aulas e o desempenho escolar. Essa percepção é compartilhada por quase todos os gestores e professores (96% e 95%, respectivamente) e por 80% dos alunos.

 O levantamento indica, ainda, que há oportunidade de crescimento na promoção dessas atividades: 88% dos estudantes e 89% dos professores gostariam que houvesse mais ações artísticas ou culturais em suas unidades escolares, como peças de teatro, música, dança ou pintura. Entre gestores, a porcentagem sobe para 95%. Dentre os docentes, há, porém, uma diferenciação nas etapas de ensino: são 92% nos anos iniciais, 89% nos anos finais do ensino fundamental e 79% no ensino médio, indicando a tendência da perda de prioridade das atividades culturais ao longo da trajetória escolar. 

Os dados evidenciam um relativo equilíbrio de gênero, raça (brancos e negros – pretos e pardos) e entre as três etapas educacionais (anos iniciais, anos finais e ensino médio) ao acesso a atividades culturais nas escolas, evidenciando a instituição escolar como espaço de promoção da democratização de direitos culturais.

Entre os professores, há fortes indícios da importância da cultura para o projeto pedagógico. 65% dos docentes concordam totalmente e 28% parcialmente que as atividades artísticas têm relações com suas matérias — ou seja, conseguiriam utilizar a arte e a cultura para potencializar a aprendizagem independente de suas disciplinas —, evidenciando as oportunidades da arte e da cultura enquanto elemento transversal. A percepção é mais alta entre aqueles que lecionam para os anos iniciais do ensino fundamental (94%) e para o ensino médio (90%), seguidos pelos dos anos finais do fundamental (87%).

(Professores) O quanto você concorda com a seguinte afirmação: "as atividades artísticas têm relação com minha disciplina/matéria"

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Professores apontam a relação das ativiadades culturais com suas disciplinas (imagem: Equidade.Info/ Fundação Itaú)

(Professores) O quanto você concorda com a seguinte afirmação: "as atividades artísticas têm relação com minha disciplina/matéria"


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Professores apontam a relação das ativiadades culturais com suas disciplinas por etapa educacional (imagem: Equidade.Info/ Fundação Itaú)

 

Atividades realizadas se relacionam com linguagens
As atividades mais frequentadas pelos estudantes com a escola, no período analisado, foram apresentações de dança (57%), festas folclóricas ou de culturas populares (48%) e peças de teatro (42%), seguidas por shows de música (25%), cinema (22%) e museu (18%). 

(Estudantes) Quais atividades artísticas ou culturais você foi com sua escola?

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Atividades artísticas na escola (imagem: Equidade. Info/ Fundação Itaú)

Já em relação aos professores, quando perguntados sobre qual expressão artística é mais utilizada de forma a facilitar a aprendizagem, indicaram em primeiro lugar a música (88%), filmes (86%) e festas folclóricas ou de culturas populares (79%), seguidas por dança (70%), teatro (47%) e museus (33%). As porcentagens variam de acordo com a etapa de ensino, conforme o gráfico  abaixo.

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Atividades culturais e o processo de aprendizagem por etapa (imagem: Equidade.Info/ Fundação Itaú)
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Atividades culturais e o processo de aprendizagem (imagem: Equidade.Info/ Fundação Itaú)

Onde elas acontecem? 

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Em quais espaços são realizadas as atividades culturais (imagem: Equidade. Info/ Fundação Itaú)

A pesquisa também entrevistou gestores escolares, que indicaram que a maioria das atividades artísticas acontece no próprio espaço da escola (84%), seguido de equipamentos culturais em sua cidade, tanto próximos a unidades escolares (56%) como em bairros mais distantes (53%). Apenas 21% a realizaram em outras cidades. 

Desafios

Um dos desafios neste cenário é a frequência das atividades pedagógicas das instituições escolares junto a outros equipamentos culturais. Apesar da alta taxa de estudantes que realizaram alguma atividade cultural nas escolas no último ano, os gestores indicaram que a frequência ainda é baixa para outros espaços como visitas a museus: 39% afirmaram que a escola promove tais atividades raramente ou nunca, 50% indicaram “às vezes” e apenas 11% responderam que as atividades acontecem frequentemente ou sempre.

O principal empecilho para a oferta das atividades é a falta de recursos financeiros (82%), seguida por falta de equipamentos culturais na cidade (14%) e indisciplina dos alunos (4%).

Sobre o estudo
O levantamento foi realizado em duas ondas: a primeira (onda A) ocorreu entre os meses de junho e agosto de 2024, com 195 escolas, 3376 alunos, 451 docentes e 262 gestores; e a segunda (onda B), entre os meses de agosto e setembro, com 198 escolas, 2715 estudantes, 362 professores e 214 gestores.

 

 

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