Reportar Erro
Diversos jovens sorrindo em uma sala de aula.
Ilustrações geradas por IA: Shutterstock, 2024

Perspectivas internacionais para anos finais do ensino fundamental

Fortalecimento da resiliência e capacidade de resposta dos anos finais do ensino fundamental: Diálogos com foco em políticas para o Brasil

Publicado em 10/09/2024|Atualizado às 15:11 de 17/09/2024

Em 2023, o workshop Perspectivas para uma Política Nacional de Fortalecimento dos Anos Finais no Brasil, reuniu formuladores de políticas federais e subnacionais, atores da sociedade civil e pesquisadores no Brasil que trabalham com educação escolar. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender com as experiências de reforma de três sistemas educacionais (Chile, Colômbia e Espanha). Os seminários também forneceram insights sobre outros trabalhos internacionais comparativos e empíricos relevantes da OCDE, incluindo o trabalho do Education Policy Outlook sobre capacidade de resposta e resiliência na política educacional. As discussões e as experiências internacionais, bem como as evidências anteriores coletadas pela OCDE, fundamentam a análise apresentada neste Policy Briefing.

Considerações principais do Policy Briefing
• Engajamento e Colaboração: Ouvir sistematicamente estudantes e professores para compreender suas necessidades; facilitar a participação de outros setores públicos e atores comunitários.
• Identificação e Implementação de Prioridades: Identificar prioridades estratégicas de alto impacto para melhorar os resultados educativos e reconhecer os líderes escolares como principais agentes de mudança institucional.
• Apoio e Adaptação: Fornecer tempo e espaço para inovação; apoiar os educadores no desenvolvimento profissional e adaptar o suporte técnico e financeiro conforme as necessidades específicas dos contextos escolares.

ODS 4 -  Educação de qualidade

Áreas temáticas:

Políticas de Educação

Desenvolvimento integral

Políticas públicas nacionais e subnacionais

Fundação Itaú

Busca inspirar e criar condições para promover o desenvolvimento de cada brasileiro como cidadão capaz de transformar a sociedade. É responsável por ampliar o compromisso do Itaú Unibanco nos campos da educação e da cultura, além de também se voltar para a área da saúde.

Itaú Social

Atua na melhoria da aprendizagem e trajetória escolar, reduzindo desigualdades por raça/cor, gênero, deficiência e nível socioeconômico, com foco na Educação Infantil e Anos Finais do Ensino Fundamental.