Educação
Perspectivas internacionais para anos finais do ensino fundamental
Fortalecimento da resiliência e capacidade de resposta dos anos finais do ensino fundamental: Diálogos com foco em políticas para o Brasil
Em 2023, o workshop Perspectivas para uma Política Nacional de Fortalecimento dos Anos Finais no Brasil, reuniu formuladores de políticas federais e subnacionais, atores da sociedade civil e pesquisadores no Brasil que trabalham com educação escolar. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender com as experiências de reforma de três sistemas educacionais (Chile, Colômbia e Espanha). Os seminários também forneceram insights sobre outros trabalhos internacionais comparativos e empíricos relevantes da OCDE, incluindo o trabalho do Education Policy Outlook sobre capacidade de resposta e resiliência na política educacional. As discussões e as experiências internacionais, bem como as evidências anteriores coletadas pela OCDE, fundamentam a análise apresentada neste Policy Briefing.
Considerações principais do Policy Briefing
• Engajamento e Colaboração: Ouvir sistematicamente estudantes e professores para compreender suas necessidades; facilitar a participação de outros setores públicos e atores comunitários.
• Identificação e Implementação de Prioridades: Identificar prioridades estratégicas de alto impacto para melhorar os resultados educativos e reconhecer os líderes escolares como principais agentes de mudança institucional.
• Apoio e Adaptação: Fornecer tempo e espaço para inovação; apoiar os educadores no desenvolvimento profissional e adaptar o suporte técnico e financeiro conforme as necessidades específicas dos contextos escolares.
ODS 4 - Educação de qualidade