Reportar Erro

Inteligência Artificial em Educação e Cultura

Fundação Itaú realiza seminário sobre Inteligência Artificial em Educação e Cultura: Estratégias para combater desigualdades

Arte gerada por inteligência artificial com desenho de pessoas com fios de conexões, remetendo a tecnologia.
Ilustrações geradas por IA: Adobe Firefly, 2024.

Venha participar de uma jornada de descoberta e compartilhamento de conhecimentos sobre a inteligência artificial e seus impactos nos campos das artes, cultura e educação. No seminário Inteligência Artificial em Educação e Cultura: Estratégias para combater desigualdades, exploraremos o potencial da inteligência artificial como um caminho para impulsionar a inovação e ampliar perspectivas.

Data: 28 e 29 de maio, das 15h às 18h30
Local: Itaú Cultural (Av. Paulista, 149)
A participação está sujeita à lotação da sala, programe-se para chegar com antecedência.

Inscrições encerradas! Acompanhe a transmissão do evento por aqui.
A programação completa das mesas e das experiências e estudos de caso em IA estão disponíveis abaixo.

PROGRAMAÇÃO MESAS
Mesa 1: De que IA estamos falando?

Virgílio Almeida
Professor emérito de ciência da computação da  UFMG e professor associado do Berkman Klein Center(Harvard).
Homem de óculos de grau, barba e cabelo curto
Silvio Meira
Professor extraordinário da Cesar School e professor emérito do Centro de Informática da Ufpe (CIn/Ufpe).

Mulher de cabelo cacheado, sorrindo e apontado para cima
Nina Da Hora
Cientista da computação, pesquisadora do tema da ética em inteligência artificial e fundadora do Instituto da Hora.
Homem de óculos de grau
Fabio Cozman
Pesquisador, professor titular da Escola Politécnica e diretor do Centro de Inteligência Artificial da USP.

Dia 28/05
15h às 16h30

Mesa 2: IA, ética, governança e o direito à realidade

Homem de cabelo curto e barba
Moises Nascimento
CTO do Itaú Unibanco.

Mulher de cabelo curto
Laura Schertel
Professora da UnB e do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Guilherme Almeida
Bacharel em direito, mestre em administração pública, servidor público federal, professor e pesquisador.

Mulher de cabelo liso, na altura do ombro, e utilizando óculos de grau
Dora Kaufman
Professora da PUC SP, doutora em mídias digitais pela Escola de Comunicações e Artes (USP) e colunista da Época Negócios.

Dia 28/05
17h às 18h30

Mesa 3: IA para compreensão do mundo e para a  invenção de outros mundos

Mulher de cabelo comprido e liso sorrindo
Rejane Cantoni
Artista, pesquisadora e desenvolvedora de instalações interativas e doutora e mestra em comunicação e semiótica.
Mulher de cabelo ondulado na altura dos ombros
Maria Homem
Psicanalista e pesquisadora no Núcleo Diversitas FFLCH/USP e professora da FAAP.

Homem de perfil, com cabelo liso e tamanho médio
Alvaro Machado
Professor livre-docente da Unifesp, colunista da Folha de S.Paulo, da Rádio CBN e do Olhar Digital.

Dia 29/05
15h às 16h30

Mesa 4: A IA como bem público no combate à desigualdade

Mulher de cabelo liso, franja e óculos de grau
Renata Mielli
Coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e assessora especial da ministra de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Homem, sem cabelo e com barba
Paulo Blikstein
Professor da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Mulher de cabelo longo e óculos de grau
Juana Kweitel
Vice-presidente do Programa Global e de Iniciativas Estratégicas da Luminate.

Homem branco de óculos e cabelos grisalhos
Eduardo Saron
Presidente da Fundação Itaú.

Dia 29/05
17h às 18h30

Mediadores

Mulher de cabelo cacheados sorrindo
Silvana Bahia
Mediadora das mesas 1 e 3.
Experimentadora, ativista, pesquisadora, palestrante e codiretora-executiva do Olabi.

Pedro Doria
Mediador das mesas 2 e 4.

Escritor, cofundador e editor do Meio e colunista dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo e da rádio CBN.

EXPERIÊNCIAS E ESTUDO DE CASOS
A programação acontecerá simultaneamente entre os espaços, confira abaixo a programação do evento para organizar sua agenda no dia do seminário.

29 de maio, das 10h00 às 12h - Itaú Cultural - Av. Paulista, 149

IA para o bem