
IA e avanços em educação e cultura: confira o relatório anual da Fundação Itaú
Publicação reúne os principais resultados de 2024
A Fundação Itaú lançou seu Relatório Anual 2024, consolidando os resultados do ano em suas frentes de atuação de educação e cultura, com destaque para o uso de inteligência artificial (IA) e como a tecnologia tem sido uma aliada para ampliar o impacto das ações e qualificar a tomada de decisão com base em dados.
Na educação, o Itaú Social e o Itaú Educação e Trabalho tiveram atuação no fortalecimento da educação pública, com ações voltadas ao desenvolvimento profissional de educadores, valorização da leitura desde a infância, qualificação da educação profissional e integração entre escola e mundo do trabalho, além de apoio a redes de ensino na implementação de políticas públicas voltadas à juventude e inclusão produtiva.
Já no campo da cultura, o Itaú Cultural ampliou sua presença nacional com ações que promoveram a diversidade, o acesso e a valorização de expressões culturais de diferentes territórios e identidades. A instituição investiu em inovação digital, fortaleceu plataformas de difusão cultural e impulsionou a produção artística indígena, negra e periférica.
O Observatório Fundação Itaú se consolidou como um núcleo estratégico de produção de conhecimento e análise de dados, apoiando decisões baseadas em evidências nas áreas de educação e cultura.
O relatório também destaca o compromisso com a pluralidade, a governança transparente e a busca por inovação com responsabilidade.