Edital seleciona pesquisadores para investigar IA na educação básica no Brasil
Parceria da Fundação Itaú e Universidade de Columbia cria o primeiro Observatório Brasileiro de IA na Educação Básica e edital seleciona pesquisadores
O Transformative Learning Technologies Lab (TLTL), da Universidade de Columbia, em parceria com a Fundação Itaú, lançou um edital para selecionar seis pesquisadores que investigarão o impacto da inteligência artificial (IA) na educação básica brasileira, com foco especial na educação pública. Este programa faz parte da criação do primeiro Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial na Educação Básica. Pioneira, a iniciativa busca fomentar o diálogo e a produção de conhecimento sobre o impacto da nova tecnologia na educação básica, principalmente no contexto brasileiro e do Sul global.
Serão oferecidas bolsas durante 12 meses para pesquisas sobre o panorama e as perspectivas da IA na educação, abordando tanto aspectos teóricos quanto empíricos, além de levantar questões sobre ética, privacidade de dados, políticas públicas, uso da IA em sala de aula e as novas tendências tecnológicas. Os selecionados desenvolverão três produtos durante o período: um artigo acadêmico, participação em relatórios técnicos com recomendações de políticas públicas e dois produtos de comunicação para o público geral, como vídeos, podcasts ou textos.
No processo de seleção, serão consideradas a área de formação e titulação acadêmica dos candidatos, qualidade dos materiais de referência e ideias para novas pesquisas, além de carta de recomendação e entrevista para os finalistas. A preferência será dada a doutores ou doutorandos com fluência em leitura de artigos em inglês. Também será avaliada a diversidade regional, racial e de gênero, com o objetivo de formar um grupo de pesquisadores o mais diverso possível. A remuneração do programa varia entre R$ 2 mil e R$ 3 mil mensais, de acordo com a formação do pesquisador. O programa será concluído com um evento na própria Universidade de Columbia, em Nova Iorque, entre o final de 2025 e o início de 2026, com custos de passagem aérea e hospedagem cobertos.
As inscrições, abertas até dia 12 de novembro, podem ser feitas clicando aqui e exigem a submissão de um currículo, uma publicação acadêmica e respostas a perguntas específicas sobre o foco da pesquisa. Mais informações estão disponíveis no site: https://tltlab.org/editalpesquisa/.