Fonte
Reportar Erro
Notícias

Arte e educação em sala de aula inspiradas nas obras de Guto Lacaz

O "Caderno do Professor” leva a arte do designer, ilustrador, cenógrafo e artista multimídia Guto Lacaz para dentro das escolas

A 42ª edição do Caderno do Professor - Guto Lacaz: as dimensões do inusitado, uma iniciativa da Enciclopédia Itaú Cultural, convida educadores e educandos para embarcarem em uma jornada de descobertas e inovações a partir da obras de Lacaz, conhecido por suas criações que unem o design gráfico, elementos do cotidiano e as mais variadas aplicações da tecnologia nas artes, de forma leve e bem humorada.

A sequência didática apresenta recomendações que instigam os estudantes a pesquisarem sobre as características da produção do artista que marcou o desenvolvimento das artes utilizando técnicas de assemblage (montagem), objeto encontrado e ready-made. Além disso, visa exemplificar, por meio das experiências, como a união de elementos pode ressignificar a maneira como as pessoas se relacionam com os objetos do cotidiano.

Por meio de atividades práticas e reflexivas, o conteúdo apresentado no Caderno propõe uma aproximação entre a cultura e a educação brasileira a partir das abordagens experimentais e lúdicas do artista. Durante o desenvolvimento das aulas, o objetivo é proporcionar ao aluno a vivência de novas habilidades criativas e críticas ao experimentar as diferentes possibilidades do fazer artístico de forma dinâmica.

O Caderno já está disponível e reúne componentes curriculares de Português e Artes Visuais voltados para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Os conteúdos foram desenvolvidos em parceria com o Fabiano Gummo, professor de artes visuais no Rio Grande do Sul, e em sintonia com a exposição Guto Lacaz: cheque mate, em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo, até o dia 27 de outubro.

 

Compartilhe