Novo curso aborda o conceito de matemática antantirracista para professores
Entre as novidades da Escola Fundação Itaú estão formações sobre equidade racial, monitoramento e avaliação, além dos mestrados profissionais
Em março, a Escola Fundação Itaú lançou dois novos cursos que visam ampliar os conhecimentos dos profissionais da educação sobre os conceitos de matemática antirracista e gestão da educação para a equidade racial. Além deles, foram iniciadas as inscrições para nova turma do Mestrado Profissional em Economia, bem como a abertura da primeira turma do Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, entre outras formações.
Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Escola abriu as inscrições para selecionar 30 pessoas para compor a nova turma do Mestrado Profissional em Economia, com foco em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas. O resultado está previsto para o dia 28 de maio de 2025 e o início das aulas para julho deste ano.
Ainda no campo da educação superior, a Fundação Itaú juntamente com a Universidade Federal do Ceará inaugurou, no dia 31 de março, a primeira turma da formação em Gestão Cultural - Mestrado Profissional em Administração e Controladoria. O curso integra aspectos da gestão no campo da cultura, abordando as temáticas das políticas culturais, da economia criativa, política e produção das artes.
Entre as opções autoformativas, a Tecnologia educacional Gestão da educação para a equidade racial passou por atualizações nos módulos do curso. A formação tem como principal objetivo auxiliar redes de ensino do país a ressignificarem seus processos pedagógicos e de gestão com vistas à construção da equidade racial.
Gratuito | Certificado | 24 horas
Visando ampliar os conhecimentos dos professores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) sobre como a matemática pode desempenhar um papel importante no enfrentamento às desigualdades, a Escola Fundação Itaú lançou o novo curso gratuito, autoformativo e certificado: Matemática antirracista. O conteúdo explora o papel social, econômico e político dessa área de conhecimento, registrando-a como parte da construção histórica e cultural.
Gratuito | Certificado | 10 horas
Por fim, iniciaram as aulas início de duas formações mediadas em parceria com a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA): Conceitos básicos, fundamentos e valores em monitoramento e avaliação de programas e projetos com turmas para equipes de organizações da sociedade civil e de municípios.