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Fundação Itaú, FGV e Aberje lançam nova turma do Mestrado Profissional

Parceria busca contribuir para o desenvolvimento do terceiro setor e projetos de impacto social a partir da Comunicação Digital

A Escola de Comunicação da FGV, em parceria com a Fundação Itaú e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), abrem inscrições nesta segunda-feira, 12 de maio, para a nova turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados. Este é o segundo ano da parceria, que busca contribuir para a formação de profissionais que atuam no terceiro setor ou em empresas com áreas estruturadas de ESG.

“A comunicação é um campo estratégico que vai muito além de ser apenas uma ferramenta ou um meio para alcançar objetivos. Ela exerce um papel central na construção de relações humanas e institucionais, articulando saberes, significados e práticas. É também um processo contínuo de produção de sentidos, que molda culturas, sustenta vínculos sociais e influencia a forma como percebemos o mundo e nos posicionamos nele.

Este programa busca potencializar trocas entre as experiências vividas pelos participantes e a força crítica e conceitual da produção acadêmica, conectando-se de forma horizontal e dialógica com profissionais que atuam diretamente nos desafios sociais – especialmente nos campos da arte, da cultura e da educação. É nesse diálogo que se constroem aprendizagens mais potentes e transformadoras”, afirma Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.

Mantendo seu compromisso com a educação, a Fundação Itaú oferecerá 30 bolsas de estudos integrais e a FGV Comunicação disponibilizará outras 6, com o objetivo de formar profissionais com expertise para atuar nas diferentes áreas da comunicação e promover inovação na cultura de dados das organizações.

Segundo Marco Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV, esta é uma área em constantes transformações digitais e há uma crescente necessidade de profissionais preparados para lidar com esses novos desafios. “O impacto da Inteligência Artificial, por exemplo, é um desses desafios. Precisamos de profissionais preparados para esse cenário, para esse futuro em que o digital vai penetrar ainda mais em nosso dia a dia. E o nosso mestrado, nossa grade, está adaptada para esse novo mundo”, comenta.

Ao estimular a capacidade inovadora, o Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados da FGV prepara profissionais para atuar em diferentes frentes do mercado de trabalho, abrindo também oportunidades para que exerçam atividades de pesquisa e docência. 

"A continuidade da parceria entre as três instituições fortalece o campo da comunicação digital e organizacional no Brasil e contribui para a formação e o desenvolvimento de carreira de profissionais do Terceiro Setor, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação, fundamentais para reforçar a transformação social e o espírito público.em nossa sociedade", defende Paulo Nassar, presidente da Aberje e professor-titular da USP.

O processo seletivo de 2025 receberá, preferencialmente, candidatos que atuam em institutos, fundações e organizações da sociedade civil, profissionais que trabalham diretamente com comunicação em organizações governamentais ou na área de responsabilidade social de empresas privadas. Outros critérios relevantes para a seleção dos bolsistas serão: experiência em gestão e liderança, bem como diversidade em suas dimensões étnico-racial, regional e de gênero.

O período de inscrições vai de 12/05/2025 até 12/06/2025 e o curso tem previsão de início no segundo semestre deste ano. Para participar da seleção, o candidato deve, além de se inscrever, submeter documentos como projeto de pesquisa, currículo, carta de recomendação, entre outros. 

Parceria com universidades
O mestrado soma-se a uma série de parcerias que a Fundação Itaú estabeleceu com instituições de prestígio no mundo acadêmico, reforçando o compromisso com a educação e a formação. Entre elas, estão: o Mestrado Profissional em Artes da Cena, com a Escola Superior de Artes Célia Helena, na terceira edição; Turma em Gestão Cultural - Mestrado Profissional em Administração e Controladoria e o Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, ambos em parceria com a Universidade Federal do Ceará; o Mestrado Profissional em Economia, com foco em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, parceria com a UFRGS; além do Mestrado profissional em educação: formação de formadores, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mais informações:
https://comunicacao.fgv.br/mestrado-profissional

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