Fonte
Reportar Erro
Filipe Araújo/ MinC
Notícias

Fundação Itaú assina acordo com ministérios da Cultura e da Educação

O termo de cooperação técnica tem como objetivo produzir estudos e evidências sobre os impactos da arte e cultura na educação

A Fundação Itaú assinou, hoje, 4 de dezembro, um termo de cooperação técnica com os ministérios da Educação e da Cultura para a produção de estudos e evidências sobre os impactos da arte e cultura no desempenho acadêmico, na trajetória escolar e no desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. 

O acordo também tem participação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O acordo foi firmado na Esplanada dos Ministérios, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron. 

O objetivo da colaboração é contribuir para a construção de modelos e referências de atuação na educação integral, por meio de ações como a estruturação e junção de bases de dados dos dois ministérios, a análise sobre desempenho e trajetória escolar dos estudantes participantes de projetos de arte e cultura e a avaliação de boas experiências ao redor do Brasil. 

“A ideia dessa parceria é fazer com que  a gente possa, ao longo desses três anos, com várias etapas e muita seriedade, provar e gerar evidência sobre a força transformadora na vida dos meninos e das meninas quando eles se juntam e se encontram com a educação e com a cultura”, pontuou Eduardo Saron durante a participação na cerimônia de assinatura. 

Será feita uma análise comparativa de experiências internacionais sobre o impacto da arte e cultura na educação integral. Além disso, um estudo de recomendações para a atuação na Educação Integral, incluindo metodologia, avaliação, implementação e condições necessárias para a efetividade da modalidade de ensino integrando arte e cultura, também faz parte do termo de cooperação entre essas instituições

 

Compartilhe