Fonte
Reportar Erro
Notícias

Fundação Itaú apoia lançamento de instituto de IA na educação

O evento também marcou o lançamento da Cátedra Unesco Inteligência Artificial Desplugada na Educação

A Fundação Itaú participou nesta segunda-feira, 14 abril, no campus da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, do lançamento do IA.Edu - Instituto de Inteligência Artificial na Educação Desplugada, iniciativa que pretende apoiar o Brasil a se tornar referência na construção e implementação de tecnologias de IA e educação, especialmente para atender regiões mais vulneráveis do Sul Global. Entre os participantes, Valéria Breslin, superintendente de Governança e Transformação Digital, falou sobre a importância da parceria e da atuação da instituição frente aos assuntos relacionados à IA.

No centro da imagem está uma mulher branca, de cabelos lisos e longos, preto. Ela usa oculos e veste uma blusa branca com uma jaqueta jeans. Ela está sentada e segura um microfone enquanto fala em um evento publico
Valéria Breslin, superintendente de Governança e Transformação Digital da Fundação Itaú, durante lançamento do IA.Edu (imagem: Renner Boldrino)

O projeto pertence ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), um dos grupos nacionais de pesquisa em tecnologia mais importantes e qualificados, e tem como objetivo colaborar para esse ecossistema de inovação educacional. O presidente da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação e professor da USP, Seiji Isotani, é um dos fundadores do instituto. Também são co-fundadores o professor da UFAL e PhD em Ciência da Computação, Ig Ibert Bittencourt; e a doutora em educação e especialista em inovação educacional Alice Carraturi.

Além disso, o evento também celebrou a inauguração da Cátedra Unesco Inteligência Artificial Desplugada na Educação, que integra a rede UNESCO UNITWIN e será hospedada pela UFAL e pela Universidade de São Paulo (USP). A Cátedra tem como objetivo lidar com as crescentes desigualdades no acesso à Inteligência Artificial na Educação (IAED), por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras que não dependam de infraestrutura.

A formação da cátedra da Unesco coloca o Brasil como uma das principais lideranças globais nas pesquisas e debates de IA e educação e contribuirá para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da ONU, que defende uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. A candidatura teve o apoio institucional de organizações internacionais da América do Sul, África e Ásia, incluindo mais de dez universidades de cinco países (Brasil, Colômbia, China, África do Sul e Filipinas).

O lançamento do IA.EDU e da cátedra aconteceu no prédio do Observatório da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), do NEES, no campus da UFAL, na capital alagoana, das 9h às 17h. O encontro reuniu educadores, pesquisadores e experts em IA e educação.

"Estamos entusiasmados com a parceria, com potencial de impacto nacional. A Fundação Itaú tem apreço especial pelas conexões com universidades. A temática do projeto IA.Edu se conecta com uma de nossas prioridades: a inteligência artificial e o combate às desigualdades", disse Valéria Breslin, superintendente de Governança e Transformação Digital da Fundação.

Durante o evento, a programação contou também com a palestra virtual do professor Dr. Mutlu Cukurova, da University College London, do Reino Unido. Ele coordena pesquisas que envolvem IA e Educação e participa da formulação de políticas relacionadas à IA na Educação da Unesco e Comissão Europeia, por exemplo. Entre as indagações que o grupo de pesquisa do qual ele faz parte se volta é o que é necessário para que a IA ajude a democratizar a educação de qualidade para todos.

O NEES apresentou soluções desenvolvidas para a educação e que usam a IA. O núcleo tem produtos que podem ser usados em contextos educacionais com recursos tecnológicos limitados, como aplicativos para correção de redação e acompanhamento de desempenho dos estudantes em matemática. O NEES também usa a Inteligência Artificial para aprimorar o PNLD, programa do Ministério da Educação (MEC) que distribui livros para estudantes de escolas públicas do Brasil.

 Confira o evento completo: https://www.youtube.com/watch?v=-dn_pL1Vjyc

Compartilhe