Cátedra Olavo Setubal: novos titulares e proposta baseada em transversalidades
Agora, com foco em arte cultura e educação, a Cátedra apresenta uma nova orientação de atuação em parceria com a Fundação Itaú
Cátedra Olavo Setubal – Transversalidades: Arte, Cultura, Ciência e Educação é o novo nome da cátedra, resultado da parceria entre a Fundação Itaú e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Seu objetivo é ampliar e promover transformações a partir da interdependência e do compromisso mútuo desses saberes, alicerçada nos pilares que a compõem.
Além dessa mudança, seguindo as diretrizes da nova proposta acadêmica, os responsáveis pela cátedra escolheram três novos titulares com linhas de trabalho pessoais diferenciadas, mas cujos projetos serão baseados nas transversalidades dos conhecimentos. O novo grupo será formado pelo artista e empreendedor social Alemberg Quindins, pela cientista política e socióloga Nísia Trindade e pelo educador e filósofo Fernando José de Almeida.
Martin Grossmann, coordenador acadêmico da cátedra, acredita que o trabalho coletivo dos especialistas poderá revelar "ambiguidades bem-intencionadas, baseadas em conexões, convergências e talvez algumas distensões". Ele também ressaltou a relevância dos perfis diversos dos educadores, sensíveis à contextualidade e territorialidade dos processos, descrevendo-os como “líderes sensíveis, dialógicos, afeitos ao trabalho coletivo, integrado, em rede”.
Saiba mais sobre a Cátedra em: https://www.iea.usp.br/pesquisa/catedras-e-convenios/catedra-olavo-setubal-de-arte-cultura-e-ciencia